Pin It

Microbiologia – Estudo das bactérias, fungos e vírus!

microbiologia basicaA microbiologia é uma ciência do ramo da biologia que estuda as bactérias, fungos e vírus. Estudam-se os organismos microscópicos e tudo que estiver relacionado a eles, como morfologia, metabolismo, reprodução, fisiologia e identificação.

Atualmente é uma disciplina que envolve um grande número de pesquisas dentro das universidades voltadas para esta área, por ser uma matéria muito interessante e dinâmica, já que muitos destes microrganismos são patogênicos.

Microbiologia – Morfologia e Características

Os organismos podem ser diferenciados através da morfologia e características presentes em cada espécie:

  • Bactérias: são seres procariotos (não possuem membrana nuclear – carioteca). Elas podem ser divididas em Gram-negativas e Gram-positivas. A parede celular das gram-negativas contém lipopolissarídeos, lipoproteína e peptidoglicano (mureína) e possui poros. Já as gram-positivas, possuem peptidoglicanos (mureína) e ácido teicóico na parede celular.

A membrana plasmática é formada por fosfolipídios e proteínas, além disso, a membrana é semipermeável e seletiva para que as bactérias possam obter nutrientes, produzir energia e se defenderem. No citoplasma bacteriano é possível encontrar várias estruturas, algumas são extremamente importantes para sobrevivência das bactérias e outras não, portanto, pode ser encontrado RNA, DNA, nutrientes dissolvidos, grânulos de reserva e plasmídeo.

  • Fungos: são seres eucariontes (possuem membrana nuclear – carioteca). A parede celular pode ser uni ou pluricelular, são rígidas, são compostas de quitina e glucanos. Estão presente nesta classificação as leveduras, bolores e cogumelos. A maioria dos fungos possui um sistema de transporte de água e nutrientes muito eficientes para que eles possam crescer e se manterem vivos, além da capacidade de desenvolverem nos mais diversos tipos de habitat.
  • Vírus: são acelulares, extremamente pequenos, medindo cerca de 200 nm e sua estrutura é mais simples do que de uma bactéria. Para conseguir visualizá-los é possível somente através de microscopia eletrônica. Geralmente há apenas um ácido nucleico dentro deles (RNA ou DNA) e a multiplicação deles é feito somente através de células vivas, pois eles necessitam estar dentro de uma célula para que esse processo ocorra.

Sendo assim, a microscopia é extremamente importante nesta disciplina e o aluno deve saber manusear corretamente o microscópio para que tudo seja realizado dentro das melhores condições possíveis e para que não haja nenhum erro ou equívoco no momento da identificação destes organismos.

Leia também no site: Parasitologia, o que é?

microbiologia bacterias

Microbiologia na graduação de farmácia

Durante a graduação, a microbiologia estará presente na maior parte, primeiramente como microbiologia básica, onde serão abordados temas introdutórios como características morfológicas (forma e tamanho), atividades, características fisiológicas e genéticas, taxonomia e patogenicidade (que é o potencial patogênico do microrganismo).

Com o passar dos anos surgirão a microbiologia aplicada, onde o graduando terá temas voltados para identificação correta através de testes microbiológicos e bioquímicos, procedimentos para atuação no controle microbiológico de indústrias de medicamentos, alimentos e cosméticos, utilização de determinados organismos benéficos em processos industriais, como na fermentação de laticínios, bebidas fermentadas, etanol, etc.

Há também a área de controle de qualidade da água e alimentos, onde abordarão as bactérias patogênicas e como realizar testes e laudos para liberação ou não destes produtos para consumo humano.

Como se sabe até hoje, bactérias e fungos crescem rapidamente e suas estruturas são relativamente simples, com isso é possível conseguir avanços muito rápidos na área de pesquisas e aplicações para tentar descobrir e desenvolver novos medicamentos ou produtos benéficos não só para a população, mas também para animais e meio ambiente.

Fonte da Imagem: http://smhs.gwu.edu/

error: Content is protected !!