Pin It

Anatomia Humana – O que é? Entenda como funciona essa disciplina!

corpo humano anatomiaNo curso de farmácia, uma das primeiras matérias que o aluno terá contato é a Anatomia Humana, já no primeiro ano de faculdade esta disciplina vem como uma das mais importantes, pois é uma disciplina que dá suporte para o aluno compreender as disciplinas mais complexas que surgirão ao longo dos anos, como é o caso da fisiologia, práticas farmacêuticas e primeiros socorros, farmacologia, entre outras.

Na anatomia estudam-se os sistemas do corpo humano, onde cada sistema realiza funções distintas para que o nosso corpo possa funcionar perfeitamente, sempre em equilíbrio para que possamos ter vida.

Esta disciplina para o graduando em farmácia não costuma ser muito aprofundado como nos cursos de medicina e fisioterapia, mas isto não quer dizer que seja fácil e superficial, muito pelo contrário, é uma disciplina interessante e complexa, porém alguns sistemas do corpo humano não são estudados tão profundamente como nos cursos citados acima, que exigem muito mais do aluno.

Anatomia Humana

O corpo humano pode ser divido em cabeça, tronco e membros, para que seja mais fácil a compreensão e os estudos.

  • A cabeça pode ainda ser dividida em crânio e face;
  • O tronco pode ser divido em pescoço, tórax, abdome e pelve;
  • Já os membros podem ser divididos em superiores (ombro, braço, antebraço e mão) e inferiores (quadril, coxa, perna e pé).

Além disso, existem também os órgãos internos, como por exemplo: coração, estômago, bexiga, intestinos delgado e grosso, fígado, rins, pâncreas, pulmão, entre outros.

Sistemas de Anatomia

O corpo humano também pode ser subdividido em sistemas:

  • Sistema Esquelético: este sistema oferece ao corpo suporte estrutural, proteção, juntamente com músculos e articulações, possibilitando a movimentação.
  • Sistema Nervoso: é o responsável por coletar, transferir e processar informações. É dividido em Sistema Nervoso Central, onde se encontra o cérebro e a medula espinhal, já o Sistema Periférico, encontra-se os nervos.
  • Sistema Circulatório: é onde ocorre a circulação de sangue que leva nutrientes, oxigênio, dióxido de carbono e hormônios através do coração e vasos sanguíneos para os órgãos e tecidos.
  • Sistema Muscular: é o sistema que possibilita o corpo humano a ter força suficiente para que possa se movimentar, além disso, para que isso seja possível, existem diversos tipos e formatos de músculos.
  • Sistema Tegumentar: este sistema é o mais superficial dos nossos sistemas, como é o caso da pele, unhas e cabelos. Sendo que a pele é considerada o maior órgão do corpo humano.
  • Sistema Digestório: é onde ocorre o processamento de todo alimento consumido. Este sistema começa pela boca, passando pelo esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, reto e ânus.
  • Sistema Urinário: é onde estão envolvidos órgãos responsáveis pela produção e excreção de urina, como é o caso dos ureteres, bexiga, uretra e rins.
  • Sistema Respiratório: esse sistema realiza as trocas gasosas com o meio ambiente, como é o caso do pulmão.
  • Sistema Endócrino: neste sistema encontram-se glândulas que são importantes para o corpo, que levam hormônios através de comunicações internas, que podem influenciar diretamente no metabolismo, crescimento e funções sexuais.

anatomia facil

Após descrever algumas divisões e sistemas do corpo humano, sabe-se que alguns órgãos e sistemas interagem entre si, para que as funções sejam executadas normalmente e permaneçam em equilíbrio.

Como é o Aprendizado?

Os alunos durante as aulas aprenderam anatomia utilizando livros e peças que ficam disponíveis para o aluno tocar e saber como é cada estrutura do corpo. Mas os estudos também podem ser feitos através de corpos dissecados, caso a faculdade tenha, e então o aluno poderá visualizar e analisar com mais detalhes o corpo humano.

Sendo assim, foi possível ver que esta disciplina é um ramo da biologia, onde se estuda os sistemas e o funcionamento do corpo humano. É uma matéria complexa, extremamente interessante e necessário para diversos cursos, mas principalmente para os cursos voltados para a área da saúde.

Link de Referência: Human Anatomy by InnerBody

error: Content is protected !!