Pin It

Química Geral – O que é estudado nessa disciplina?

Nesta disciplina, o aluno aprenderá tudo sobre: Matéria – “tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço”, toda matéria inclui átomos e partículas que possuem massa. Deste modo, serão abordados conteúdos sobre as estruturas das substâncias, sua composição, as transformações que ocorrem e suas propriedades.

A química, assim como outras disciplinas está interligada com outras ciências como biologia, física, entre outras.

Geralmente, os docentes iniciam a disciplina pelas definições, para que com o passar dos dias possa ir aprofundando o conhecimento desta ciência, e para que o aluno adquira conhecimento aos poucos e facilite a compreensão ao decorrer das aulas.

Química Geral o que é

Química Geral – como funciona as aulas?

As aulas, normalmente, são dividas em aulas teóricas e também práticas, onde o aluno pode colocar em prática todo conhecimento adquirido durante as aulas. Desta forma, está resumido nesta página, as principais definições utilizadas na química geral, que são:

  • Partículas elementares: são os menores elementos encontrados no universo, e que não podem ser fragmentados ou reduzidos de tamanho, como por exemplo, os elétrons e o fóton.
  • Átomos: unidade fundamental da matéria, é a menor partícula que possibilita a identificação de um elemento e que participa de uma reação química. É formado por duas regiões, o Núcleo (que contém prótons e nêutrons) e Eletrosfera (que contém elétrons). Eles são classificados de acordo com a quantidade de prótons e nêutrons, presente em seu núcleo.
  • Elemento químico: é caracterizado por todos os átomos que possuem o mesmo número atômico. Através desta classificação, cada elemento identificado possui uma abreviatura (exemplo: Magnésio – Mg) e portanto, todos os elementos estão dispostos na Tabela Periódica.
  • Moléculas: é um conjunto de átomos, que pode ser formado por dois ou mais átomos iguais ou diferentes, unidos por ligações covalentes e quando são separados ocorre alteração/modificação das propriedades da substância.
  • Substâncias: são formadas por moléculas, que por sua vez, são formadas por elementos químicos presentes na tabela periódica. As substâncias podem ser divididas em Simples (formado pelo mesmo elemento químico, ex: oxigênio ou O2) e Compostas (formado por elementos químicos diferentes, ex: ácido sulfúrico ou H2SO4).
  • Íon: é um átomo eletricamente carregado, ele pode ter ganhado ou perdido elétrons da sua camada. A carga pode ser positiva (denominado de Cátion) ou negativa (denominado de Ânion).
  • Mol: de acordo com o Sistema Internacional (SI), mol é uma unidade de medida da quantidade de matéria. É muito utilizado para proporções químicas e cálculos de concentração.
  • Redox: as reações de redução-oxidação, são quando ocorrem alterações e transferências de elétrons, podendo causar ganho (redução) ou perda (oxidação) de elétrons entre duas espécies químicas.

Durante a faculdade o aluno vai perceber que a química é dividida em vários módulos, e cada uma delas é cursada conforme vai passando de ano, mas elas começam já no primeiro ano do curso de farmácia e vai até os últimos.

como funciona química geral

Existem várias químicas na grade da farmácia e os conteúdos administrados são diferentes, porém estão interligados entre si. Por exemplo, no curso de farmácia o aluno terá que estudar além da química geral, a química orgânica, química analítica, química analítica instrumental, físico-química, química-farmacêutica e bioquímica.

Portanto, o graduando terá que ter bastante afinidade por esta disciplina, já que compõe boa parte da grade curricular. Inclusive, muitos profissionais farmacêuticos quando se formam, conseguem trabalho em indústrias químicas, farmacêuticas ou cosméticas, sendo assim, aos que gostam desta disciplina, podem conseguir uma boa oportunidade para atuar na área industrial

Imagem Link: https://www.amrita.edu/news/chemistry-%E2%80%93-our-life-our-future

error: Content is protected !!
/* ]]> */