Pin It

Hematologia – Conheça a disciplina que estuda o sangue e seus componentes!

A hematologia é a disciplina que estuda o sangue e seus componentes. O aluno irá estudar o sangue, seus elementos em seu estado normal, os órgãos onde eles são produzidos, além disso, serão abordadas também as doenças que acometem estes órgãos e o sangue.

Primeiramente, o sangue é composto de 55% de uma fase líquida, chamada de Plasma e a outra parte 45% são compostas de elementos figurados (células), que são os Glóbulos Sanguíneos e as Plaquetas. Estes glóbulos são divididos em:

  • Glóbulos vermelhos, que se referem às hemácias;
  • Glóbulos brancos são os leucócitos (monócitos, linfócitos, neutrófilos, eosinófilos e basófilos).

Deste modo, o sangue é capaz de transportar nutrientes e oxigênio para os órgãos e tecidos, mas também transporta substâncias indesejadas, como é o caso do gás carbônico e ureia para fora do organismo.

Os órgãos hematopoiéticos é o local onde esses elementos figurados são produzidos.  Portanto a hematopoiese é a produção das células sanguíneas, compreendendo todo processo de formação, desenvolvimento e maturação.

No período embrionário e fetal, ou seja, antes do nascimento do bebê, a hematopoiese é realizada pelo fígado, posteriormente conta também com ajuda do baço e nodos linfáticos, porém mais tarde a medula óssea passa a aumentar sua produção. Após o nascimento ou período pós-natal, o órgão que faz a hematopoiese passa a ser a medula óssea, sendo então o único local de produção dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

atlas de hematologia

Hematologia Clínica – Farmácia

No curso de farmácia, o graduando estudará todas as fases de produção e evolução das hemácias, leucócitos e plaquetas. E posteriormente, estudará as doenças como anemias, leucemias e outras doenças hematológicas.

Anemia

As anemias ocorrem devido à diminuição da hemoglobina que estão presente nas hemácias, essa diminuição fica abaixo dos valores de referência, que são os valores considerados normais para a população. Essa doença pode ocorrer por várias causas, entre elas perda de sangue aguda ou crônica, destruição de hemácias, diminuição da produção de hemácias ou produção de hemácias deficientes, entre outros.

Leucemia

A leucemia é uma doença que acomete os leucócitos, que assim como as hemácias também são produzidos na medula óssea, conforme as células vão amadurecendo, elas passando para o sangue e ganham a circulação sanguínea.

Portanto na leucemia há uma grande produção e acumulo de células jovens na medula, que não amadurecem, portanto não executam suas funções de proteger o organismo, além disso, essa produção excessiva de células jovens prejudica a produção de hemácias e plaquetas, podendo desencadear então anemia, hemorragias e infecções.

Importância da disciplina

Esta disciplina é muito importante para o farmacêutico, principalmente para os alunos que pretendem atuar em laboratórios de análises clínicas, laboratórios hospitalares, hemocentros. Ele deve saber todo procedimento para realização dos exames sanguíneos, valores de referência, doenças hematológicas, etc.

É uma disciplina que serve não só para o farmacêutico quando estiver atuando em algum destes locais citado acima, mas também para todos em geral, pois uma hora ou outra todos fazem exames e é bom estar ciente de tudo que vem escrito nos laudos, sendo assim, é uma disciplina que o aluno consegue absorver muita informação, sabedoria e consegue ver na prática, através das aulas práticas durante a graduação, como são realizados os exames, os laudos e como é cada célula presente no sangue.

Leia também: O que é toxicologia?

Link da imagem: https://med.stanford.edu/cme/find-a-course/hematology.html

error: Content is protected !!
/* ]]> */