Pin It

Cosmetologia – Tecnologia de Cosméticos: o que é?

cosmetologia farmaciaA disciplina de Tecnologia de Cosméticos ou Cosmetologia é uma das matérias mais esperada pelas meninas, pois é onde os alunos aprendem a fazer xampus, condicionadores, sabonetes, batons, desodorantes, entre outras coisas.

É uma matéria tranquila na grade curricular do curso de farmácia, ela engloba a área de pesquisa, desenvolvimento, elaboração, produção e aplicação destes produtos. Sendo assim, o aluno não aprenderá somente a produzir os cosméticos, mas também irá aprender sobre o modo de ação de cada um deles, de acordo com sua finalidade.

Estes produtos são usados externamente e superficialmente, mas mesmo assim, as aulas de citologia (Leia sobre Citologia) e fisiologia, são bastante utilizadas nesta matéria, pois é necessário que o aluno tenha o conhecimento de como funciona as células, saiba das barreiras da pele, dos pequenos vasos sanguíneos presentes na pele, para que o produto a ser desenvolvido tenha a melhor eficácia e atuação somente nos locais adequados, evitando, por exemplo, a absorção destes produtos, que poderiam causar algum malefício para a população que irão utilizá-lo.

Cosmetologia – Como os cosméticos são separados?

A cosmetologia abrange uma grande quantidade de assuntos que são abordados durante o curso e também alguns produtos que podem ser feitos durante as aulas práticas com a finalidade de demonstrar as técnicas utilizadas na fabricação deles.

Alguns cosméticos podem ser separados de acordo com sua finalidade:

  • Cosméticos com a finalidade estética: a pesquisa voltada para essa área ou até mesmo os produtos já desenvolvidos, visam melhorar ou aperfeiçoar a aparência do local onde o produto irá atuar, seja na pele, lábios, etc.
  • Cosméticos conservadores: eles possuem a função de conservar o local mais saudável possível, por um tempo maior, para evitar o envelhecimento precoce da pele, causados principalmente por radiações UVA e UVB, poeira, calor, umidade, alimentos, como por exemplo, é o caso dos protetores solares.

Eles são utilizados para conservar a pele e não deixar que os fatores externos causem danos a ela. Para isso, as pesquisas e produtos desenvolvidos não são para modificar as estruturas da pele, mas sim para apenas proteger e conservar.

  • Cosméticos com ação corretiva: esses produtos são pesquisados e desenvolvidos para modificar e corrigir pequenas estruturas ou alterações da pele, dos lábios ou outros locais.

Deste modo, sabemos que estes produtos, geralmente são utilizados para tratamentos de pele, cabelo, unhas, pés, mãos, entre outras inúmeras utilizações, por isso, a variedade de produtos é enorme e este mercado tem crescido cada vez mais, devido a grande preocupação principalmente por parte das mulheres em relação à beleza e que buscam sempre manter uma aparência saudável.

Mas não é somente as mulheres que se preocupam com isso hoje em dia, os homens também tem se preocupado cada vez mais com a aparência e aos poucos começaram a aderir a tratamentos de pele e cabelo, tentando manter sua imagem mais jovem e natural, sem muitas extravagâncias.

Sobre o mercado

Este mercado é muito promissor, sabe-se que mesmo em tempos de crise no Brasil, este setor apesar da desaceleração não parou de crescer, com isso, muitas oportunidades para o farmacêutico estão nesta área, seja para trabalharem na área de pesquisa e desenvolvimento dentro de uma indústria de cosméticos, seja na parte de produção, patentes, estudos clínicos relacionados aos produtos novos ou entre outras áreas.

Em farmácias de manipulação o farmacêutico que tiver interesse em trabalhar nesta área e não conseguiu, por hora, entrar em alguma indústria cosmética, ele poderá atuar em farmácias de manipulação, pois além de produzirem medicamentos, também podem fazer alguns tipos de cosméticos, como cremes para mãos e pés, xampus, protetores solares, entre outros.

error: Content is protected !!
/* ]]> */