Pin It

Mercado de trabalho para o farmacêutico – como funciona?

mercado farmaceuticoO farmacêutico após conquistar seu diploma de curso superior e registrar-se no Conselho Regional de Farmácia, poderá dar início em sua carreira profissional.

Em várias pesquisas realizadas recentemente, mostram que o setor de farmácia está em expansão. As indústrias, tanto de medicamentos como de cosméticos, têm crescido cada vez mais, mesmo com a crise que o Brasil tem enfrentado nos últimos anos.

Já as farmácias de manipulação e drogarias, além do aumento da demanda, também tem aumentado o número de estabelecimentos, sendo assim o número de farmacêuticos contratados também tem aumentado, pois de acordo com a lei, todos estes estabelecimentos devem contar com farmacêutico no seu quadro de funcionários durante todo o horário de funcionamento.

Mercado Farmacêutico – Mais Ideias

Além destas áreas, que citamos acima e que são bastante promissoras e estão em expansão, o profissional também pode arriscar-se em outras áreas como concursos públicos, laboratórios de análises clínicas, entre outras áreas que vamos abordar mais para frente. Sendo assim, há várias chances do farmacêutico conseguir um trabalho onde possa atuar e mostrar todo seu potencial.

Assim como o profissional formado em farmácia pode atuar em vários setores, o salário também irá de acordo com o setor que o profissional estiver empregado e também de acordo com o estado. Portanto, o piso salarial do profissional formado em farmácia é bastante variado, sendo assim, caso o profissional esteja procurando emprego ou passou em algum concurso em outro estado, ele deve ficar atento ao site do Conselho Regional de Farmácia e pesquisar sobre o piso salarial do estado que estiver interessado.

Sabe-se que o mercado farmacêutico tem um crescimento bastante promissor e a vontade de investir nesta área tem sido um grande sonho, principalmente para os profissionais recém formados. Estes jovens com sonhos empreendedores buscam cada vez mais saber sobre o mercado e atualidades, para que o sonho seja muito bem consolidado e não vire um pesadelo.

Antes de colocar o sonho em prática, é necessário ajuda profissional para saber como investir, a melhor hora e também os melhores pontos e cidades, para construir algo sólido e ter um crescimento rápido.

Sendo assim, muitos optam por comprar franquias de drogarias, inclusive algumas já são até consagradas no mercado brasileiro e é praticamente garantido o sucesso (tem que trabalhar muito), pois estão distribuídas em quase todo território nacional.

Existem também franquias de farmácias de manipulação, estão em menor número se comparado aos de drogarias, mas mesmo assim possuem um nome de peso e que também pode ser encontrado em vários locais no Brasil.

O profissional pode investir também em uma drogaria ou farmácia de manipulação particular, sem ser de rede como é o caso dessas franquias, geralmente os estabelecimentos privados costumam ser um pouco menos do que os de rede, pois não precisam seguir o padrão da franquia comprada, o proprietário pode construir da maneira que achar melhor, desde que a planta da farmácia esteja de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e que tenha sido aprovada.

Além de farmácias e drogarias, é possível investir em laboratório de análises clínicas, onde o farmacêutico é capacitado para atuar nesta área, porém o valor do investimento para abrir um laboratório é bastante alto, principalmente devido aos equipamentos e materiais necessários para a realização dos exames que são caros. E o retorno deste investimento pode ser um pouco mais demorado, se comparado a uma drogaria, onde se consegue obter retorno mais rapidamente dependendo da cidade.

Sendo assim, o empreendedor deve estudar bastante todos estes campos de atuação, saber os prós e contras, para então descobrir qual o melhor investimento fazer e também verificar qual setor irá satisfazê-lo tanto profissional quanto pessoalmente.

Independentemente se o profissional for investir em um empreendimento ou se ele irá atrás de um emprego seja particular ou público, ele deve ter em mente que é extremamente importante estar sempre se atualizando, buscando fazer especializações ou ir em congressos, pois como este setor está sempre em crescimento, o farmacêutico também deve acompanhar as tendências que vão surgindo ao longo dos anos.

Após o profissional definir sua área de atuação, dentre estes mais diversos setores, é imprescindível que ele tenha ética profissional, muita dedicação e que mantenha o foco, para que seu crescimento seja alcançado e reconhecido. Pois ao ser reconhecido, ele se tornará um profissional respeitado e será reconhecido por tudo que fez, de acordo com seu empenho durante sua trajetória.

Link de referência (Em Inglês): http://www.dailytarheel.com/article/2015/02/pharmacy-schools-job-shortage

>>> Volte para a página inicial

error: Content is protected !!
/* ]]> */